Blog
ROGER DANTAS BARROS - Presidente CHIP & CIABlog author list 80031b4a2a1ff870
Blog internal list 18180a95c79fe616
As profissões do futuro

Postado às 24/06

Estamos vivendo a era da transformação digital e, com ela, uma verdadeira revolução tecnológica que muda completamente a forma como as pessoas se relacionam e realizam seus trabalhos. Esta nova era onde o compartilhamento de recursos é cada vez mais valorizado e a interação entre as pessoas sendo feita de forma online através das redes sociais geram novas oportunidade de carreiras e formas de trabalhar seja presencial ou remotamente. Mas com toda esta automação de processos e o avanço da Inteligência Artificial muitas das tarefas que eram realizadas até o momento por nós estão sendo substituídas pela máquina o que nos leva a uma nova realidade onde temos o desafio de buscarmos nos posicionar de forma que tenhamos novas atribuições dentro de toda esta nova conjuntura. Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir estas novas necessidades. Seguem algumas delas (Fonte Hotmart):
 
1  Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente: 
existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.
 
2  Creators: esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.
 
3 Profissional de marketing digital: apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira cada vez mais voltada para a internet.
 
4 Analista de Big Data: profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa.
 
5 Gestor de comunidade: esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos.
 
6 Gestor de resíduos: a produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massivamente.
 
7 Arquiteto e Engenheiro 3D: no setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão se especializar nesse ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.
 
8 Desenvolvedor de dispositivos wearables: em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas. E os profissionais capazes de desenvolver esses dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.
 
9 Gestor de inovação: por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga. Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.
 
10 Especialista em e-commerce: o e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o profissional especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida garantido.
 
Portanto, o investimento no capital intelectual é de fundamental importância para que possamos evoluir e estarmos preparados para os novos desafios que o mundo virtual vem provocando em nossas vidas. Não é uma tarefa fácil pois num país como o nosso onde os investimentos em educação são escassos e os de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico foram reduzidos fazem com que o aumento do desemprego se eleve e tenhamos uma escassez cada vez maior de mão de obra qualificada para suportar toda a demanda que vem crescendo com toda esta transformação digital. Precisamos rapidamente mudar esse cenário a fim de que possamos construir uma base sólida para suportar todos estes desafios e diminuir a desigualdade social no Brasil  gerando novas oportunidades de trabalho para todos.

Palavras chaves: Empreendedorismo, profissão, emprego, trabalhalho, Futuro, empregabilidade, network, relacionamento, empresa, especialista, profissinal, gestão, pessoal, especialista, criadores, informática, tecnologia, e-commerce, inovação, investimento pessoal, livros revistas, livros revistas jornais, livros jornais, revistas e jornais, ideias, capital intelectual, empreendedorismo pessoal, empreendedorismo comercial, mudando de vida.