Blog
Diego Cabral Ferreira da Costa*Blog author list 7633e4c92fe5e2b9
Blog internal list b122836a501abce7
Entenda o que é a Administração Estratégica

Postado às 20/03

O desempenho de uma empresa, no longo prazo, necessita de um sistema envolvendo ações estratégicas, orientações e decisões que são determinantes para sua sobrevivência.

A  administração estratégica alavanca o planejamento estratégico que deve sempre existir na empresa organizada e, para torná-lo realidade deve haver essa administração com determinadas regras e funções para dar efetividade às situações desejadas no horizonte estabelecido e o respectivo controle. 

É este o tipo de administração do futuro, que interage com fatores que estão em constante mutação dificultando seu controle pelos dirigentes da organização. Ela permite ao dirigente atuar visando ao que virá, na maioria das vezes, de forma imprevisível. 

Ela é moderna, obedece a um sistema estruturado, com as partes interagindo e suas funções e objetivos evoluem com o passar do tempo além de ter a finalidade de otimizar resultados sempre levando em conta a realidade do ambiente com conceitos atuais e fluxo ativo entre seus componentes e suas partes. Por exemplo, na área de recursos humanos as palavras colaborador e cliente interno estão substituindo os temos operário, funcionário, servidor. 

É uma postura moderna ressaltando pessoas como peça fundamental para alcançar o sucesso empresarial, com valores comportamentais e motivacionais, assim como a modernização dos equipamentos e padrões de gestão de trabalho em todos os setores. 

Ela deve estar focada no fortalecimento das competências da organização com vistas à obtenção de vantagem competitiva ante a concorrência. Importa muito o relacionamento com elementos que podem, direta ou indiretamente, influenciar a empresa tais como fornecedores, clientes e sociedade em geral além de fatores externos conjunturais ou estruturais que independem da diretriz organizacional. 

Neste momento de alta competitividade em que a criatividade é elemento diferencial, a administração estratégica deve ser mais presente e utilizada. Revela-se como uma busca incessante visando à qualidade total de todos os fatores que envolvem a atividade empresarial, seja em relação a produtos, processos, serviços, etc. Essa interatividade e participação de todos também demonstra que essa administração está se distanciando cada vez mais da administração tradicional, sem desmerecê-la, mas dando um passo à frente na forma de administrar buscando sempre acompanhar a modernidade em seus aspectos positivos e oportunos para o crescimento da atividade empresarial que tem demonstrado ser uma das molas propulsoras do desenvolvimento. Ela tem como um dos pilares a administração participativa que, para alcançar as metas estabelecidas, procura aproveitar o que o ser humano tem de melhor: sua criatividade, iniciativa, ideias, comprometimento, colaboração, apoio e motivação. É parte da organização e uma das bases de sua sustentação para atingir os objetivos de longo prazo delineados pela alta administração através do planejamento estratégico.

*Diego Cabral  é Administrador (CRA-SE 2035-01), coach ISOR, consultor e mentor. Pós-Graduado em Gestão de Marketing. Experiência em gestão de empresas, formação de times, planejamento estratégico e marketing. Conselheiro federal de Administração.