Blog
Rosivaldo Nascimento - Escritório VirtualBlog author list 80792c5190ae4a2e
Blog internal list b907190d7bd2d92c
Oportunidades empreendedoras

Postado às 17/04

Oportunidades Empreendedora é a capacidade de desenvolver produtos ou serviços que sejam do desejo dos clientes, portanto somente se existir demanda pelo produto ou serviço ofertado será identificada a oportunidade.

Segundo Pesquisa do GEM, Empreendedorismo no Brasil 2016, naquele ano o Brasil apresentou uma melhora sutil quanto ao percentual de empreendedores que iniciam seus empreendimentos motivados pela oportunidade em relação aqueles que iniciam por necessidade. Dentre os brasileiros que abrem suas empresas, 57,4% o fazem por ter identificado uma oportunidade empreendedora enquanto 42,4% o fizeram por necessidade. 0,2% dos empreendedores não apresentaram clareza quanto à sua motivação.

Vale ressaltar que nos países em que as oportunidades empreendedoras superam o empreendedorismo por necessidade é observado que os empreendedores são impulsionados por inovação.

Para o empreendedor atuar em seu negócio identificando as oportunidades, deve descobrir uma maneira de criar valor ao cliente, através dos seus produtos ou serviços. Qual o desejo que determinado produto ou serviço vem a atender ao seu cliente. Considerando como exemplo a compra de uma camisa, o primeiro desejo atendido pelo cliente é o de se vestir, e por isso ele está disposto a desembolsar determinado valor monetário, porém se esse desejo atendido vier agregando status, conforto, jovialidade, realce do corpo, moda e etc., o cliente estará mais propenso a adquirir o produto e até pagar um pouco a mais por ele.

Uma pessoa pode ver uma oportunidade onde outras não enxergam, em razão das diferentes experiências e perspectivas. A identificação das oportunidades está diretamente relacionada com o conjunto de experiências acumuladas ao longo do tempo na vida do empreendedor. Portanto uma oportunidade pode não ser atraente a todos. O empreendedor que possui conhecimento sobre engenharia mecânica vai encontrar mais facilidade de identificar oportunidades e ideias na sua área do que em outra área qualquer. O pretenso empreendedor que possui habilidade em combinar alimentos descobrindo novos sabores e decorando os pratos de forma criativa estimulando ainda mais o paladar do cliente, vai identificar ideias e oportunidades de negócios na área de gastronomia.

Identificada a área de interesse é chegada a hora de se pensar nos recursos necessários para lançar seus produtos ou serviços, de forma a poder mensurar em valores monetários e então definir a fonte de origem desses recursos.

A análise do perfil pessoal com relação às características do comportamento empreendedor se faz indispensável na identificação da potencialidade pessoal e nos aspectos carentes de desenvolvimento para empreender o seu negócio. 

Uma boa ideia não se faz suficiente para se estabelecer um novo negócio, uma oportunidade verdadeira existe apenas para o empreendedor que possui  INTERESSE, RECURSOS e CAPACIDADE PARA SER BEM SUCEDIDO.

 

Palavras chaves: Educação, Interesse, Capacidade, Empreendedorismo, Negócios, Inovação, Gerenciamento pessoal. Oportunidades empreendedorias, atitudes empreendedoras, oportunidades, negócios, negócios empreendedorismo e inovação