A cidade de Itaporanga D’Ajuda, em Sergipe – distante apenas 34 km de Aracaju – ganha uma instituição cultural inovadora, a Academia Itaporanguense de Letras.
Sergipe é um celeiro de cultura, arte e letras, com centenas de escritores, cordelistas e poetas. Existem academias literárias na maior parte dos municípios sergipanos, algumas com mais de uma academia, com Aracaju e São Cristóvão, por exemplo.
Itaporanga também segue a seara de promover a literatura e a cultura local. A novel academia tem por objetivo enaltecer os autores da cidade, bem como ser uma guardiã da cultura do município.
Recentemente foi instalada a Academia Itaporanguense de Letras, cuja cerimônia contou com a posse de diversos membros e a presença de ilustres da cidade e de outros municípios.
Segundo o blog da instituição: “A Academia Itaporanguense de Letras é composta por um seleto grupo de escritores e intelectuais de diversas áreas do saber, todos unidos pelo compromisso de promover e valorizar a cultura, a literatura e as artes de Itaporanga d’Ajuda. Cada membro é escolhido com base no seu notável envolvimento com a produção literária e cultural e atuam de forma colaborativa, incentivando a troca de experiências, a reflexão sobre temas literários e a promoção de projetos que fomentem a preservação das tradições culturais de Itaporanga e fortaleçam o diálogo entre as novas gerações e as raízes históricas da nossa terra.”
Conheça seus membros
Imagens: Lúcio Dias, Saracura e Academia Itaporanguense de Letras