A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames Regional Sergipe, presidida pelo incansável empreendedor cultural Dr. Lúcio Antônio Prado Dias, produz há oito anos, de forma ininterrupta, a antologia da instituição.

“A Sobrames Sergipe foi fundada em 16 de maio de 2000, pelo médico Marcos Aurélio Prado Dias. Seu atual presidente é o Dr. Lúcio Antônio Prado Dias. A regional Sergipe da Sobrames é uma das mais atuantes do Brasil com diversas realizações e conquistas, só para citar, os consagrados saraus musicais temáticos, os debates literários (Café com Letras), as antologias de contos, prosa e poesia. Além disso, mantém com veiculação regular o boletim (PR)ESCREVER.”

Fonte: Site da Academia Sergipana de Medicina.

As antologias da Sobrames formam um conjunto de livros, cujas obras são compostas de textos literários, a maioria não científica, incluindo poesias/poemas, crônicas, biografias e reflexões gerais sobre o tema proposto. Este ano a antologia tem com guia a palavra “Percepções”.

Sobre esse tema, a Profa. Dra. Déborah Pimentel, médica psicanalista, diz assim na Apresentação desta Antologia:

“Percepções são, portanto, não apenas janelas para o mundo, mas também espelhos refletindo nossos próprios interiores. Elas são tanto individuais quanto coletivas, pessoais e impessoais. Como psicanalistas, explorar essas dimensões não apenas nos ajuda a entender melhor os outros e a nós mesmos, mas também a navegar com mais consciência e empatia no complexo mundo em que vivemos. Ao abraçar a multiplicidade de realidades percebidas, abrimos caminho para uma compreensão mais rica e inclusiva da experiência humana.”

Além dos textos dos/as associados/as da Sobrames e outros convidados, há no começo da obra uma homenagem especial ao médico Marcos Aurélio Prados Dias, um dos fundadores da entidade, ex-secretário da Educação de Sergipe e um humanista visionário que atuou, sem reservas, em favor da cultura e das artes.

Os textos sobre Marcos Prado resgatam memórias, trabalhos e um pouco de tudo o que esta grande personalidade realizou. A antologia contribui, assim, para a perpetuação do seu legado enquanto médico e ativista cultural.

O livro deste ano conta com 324 páginas e com a liberdade de expressão escrita de 32 participantes de Sergipe e de outros estados. A organização é de Lúcio Antônio Prado Dias e, mais uma vez, a Editora ArtNer é a responsável pela editoração e produção gráfica, garantindo a excelência editorial e qualidade gráfica da obra.

Evento de lançamento no Memorial de Sergipe

A VIII Antologia da Sobrames – Percepções teve o seu lançamento por meio de uma festa literária especial realizada no Memorial de Sergipe, um dos espaços culturais mais relevantes de Sergipe, localizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia – Aracaju, no dia 15 de outubro.

O auditório estava lotado com os escritores, familiares e convidados.
O editor da Antologia, Joselito Miranda, também diretor da Editora ArtNer.

Desta forma, a Sobrames Sergipe contribui, por meio do lançamento de suas antologias, para o enriquecimento literário nordestino e brasileiro.

 

Siga no Instagram: